Catálogo Online - UFSC
Neste espaço você pode configurar a consulta escolhendo as opções a serem ativadas.
Ajustar o zoom
Esquema de cores
Textos em negrito
Dados do Acervo - Dissertações
Localização na estante:
CETD UFSC PBVE 0053
Autoria principal:
Demais colaboradores:
|
Autor entidade:
Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal.
Título principal:
Avaliação do crescimento e produção de óleos essenciais em plantas de Mentha x Piperita L. Var. piperita (Lamiaceae) submetidas a diferentes níveis de luz e nutrição [dissertação] / Roque Luiz Pegoraro ; orientadora, Maria Terezinha Silveira Paulilo, coorientadora, Miriam de Barcellos Falkenberg.
Publicação:
Florianópolis, 2007.
Descrição física:
viii, 51 f. : il., gráfs., tabs. ; 30 cm
Notas:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal.
Notas:
Inclui bibliografia
Notas de resumo:
Resumo : Mentha x piperita L. var. piperita (hortelã pimenta) é um híbrido europeu originado do cruzamento de M. spicata x M. aquática. As plantas desta espécie são usadas para fins medicinais, alimentícios e cosméticos. Seu uso está associado à presença de óleos essenciais, produzido nos tricomas glandulares peltados e capitados, e a de mentol, principal componente do óleo. O presente trabalho avaliou a influência da intensidade de luz e fertilidade do substrato no crescimento, concentração relativa e diversidade dos componentes do óleo essencial das plantas. As intensidades de luz utilizadas foram 100 %, 70 % e 50 % da luz solar total e dois níveis de nutrição do substrato aplicados foi solo de mata e solo de mata com adição de adubo orgânico. As plantas cultivadas em 100% de luz apresentaram maior biomassa de raízes e parte aérea, como também maiores valores de massa foliar especifica (MFE), taxa de crescimento relativo (TCR), razão raiz/parte aérea (R/PA) e densidade estomática. As plantas cultivadas em substrato com adubo apresentaram maiores valores de biomassa, MFE, área foliar e TCR em relação às não adubadas. A fertilidade do substrato não influenciou a densidade estomática. A influência da luz no número de tricomas variou em função do órgão vegetal. Em caules, o número de tricomas foi maior na menor intensidade de luz aplicada (50% da luz solar), enquanto em folhas este número foi maior na maior intensidade de luz aplicada (100% da luz solar). Geralmente os órgãos jovens apresentaram maior densidade estomática e de tricomas (peltados e capitados) que órgãos adultos, independentemente dos tratamentos aplicados. O efeito das intensidades de luz e fertilidade do substrato na quantidade de óleo por unidade de massa fresca, por unidade de área foliar e por número de tricomas não foi conclusiva devido ao alto desvio padrão entre as amostras. A concentração relativa do mentol foi maior nos óleos essenciais extraídos de folhas e caules maduros de plantas cultivadas a 100% de luz e em solo adubado. Os dados mostram que plantas de M. x piperita são capazes de ajustar-se à variação de luz, minimizando possíveis efeitos de estresse por alta ou baixa intensidade de luz, como demonstram as variações da razão R/PA, MFE, TCR e densidade estomática. Os resultados indicaram que a alta luminosidade e a adubação do substrato podem contribuir para o aumento da produção de óleo por aumento de biomassa e de área foliar e, por conseguinte de tricomas. Também foi verificado que o mentol é o componente majoritário do óleo essencial.
Endereço eletrônico:
http://tede.ufsc.br/teses/PBVE0053.pdf
Acervo 240110
Parâmetros obrigatórios não enviados!