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Dados do Acervo - Dissertações
Localização na estante:
CETD UFSC PHST 0732
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Título principal:
URSS [recurso eletrônico] : um rock subterrâneo soviético : o fenômeno do rock através da lente da agência, cultura e underground na juventude da União Soviética - 1961 a 1982 / Thomé Mendes Ribeiro Bisneto ; orientador, Márcio Roberto Voigt
Publicação:
2021.
Descrição física:
303 p. : il.
Notas:
Disponível somente em versão on-line.
Notas:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2021.
Notas:
Inclui referências.
Notas de resumo:
Resumo : O presente trabalho, tem por objetivo abordar o fenômeno do rock na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – URSS, desde seu ingresso (em 1957), passando por sua primeira realização (em 1961) e realizando a cobertura de seus eventos até o final do governo do secretário-geral Leonid Brejnev (em 1982). Dentro desse recorte temporal, preconiza-se investigar sob quais influências esse fenômeno tenha sido possibilizado, seus atores locais, as condições materiais e culturais, bem como o papel das reformas levadas à cabo pelos mandatários soviéticos ao período – no caso, o ‘Degelo’, sob Nikita Kruschev (1953-1964) e a ‘Zastoya’ sob Leonid Brejnev (1964-1982) – através de um cenário Oriental que passava por transformações e ainda se encontrava incidido da bipolaridade da Guerra Fria. A prospecção da pesquisa, procura focar, mais especificamente no caso da RSFS da Rússia, através do estudo da cena universitária do rock em Moscou (durante os anos 60) e um olhar sobre a cena underground do ritmo em Leningrado (situada à anos 70), passando por eventos que ao tema incidentes e correlatos – como a Beatlemania, Magnitofonnaia Kul’ tura, Bigbit, VIA, Tusovka e Bard Rock. Para essa abordagem, com relevo, utiliza-se dos conceitos de disposição estética em Bourdieu (1982), subcultura em Gordon (1940), agência em Thompson (1987), e cultura em Williams (1969). Bem como conta com o suporte material inicial encontrado nas obras de Thomas Cushman (1995) e Vladimir Marochkin (2011).
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Abstract: The present work, aims to address the phenomenon of rock in the Union of Soviet Socialist Republics - USSR, from its entry (in 1957), through its first local realization (in 1961) and by covering its events until the end of the government of the General Secretary Leonid Brezhnev (in 1982). Within this time-lapse, it is recommended to investigate under which influences this phenomenon was made possible, its local actors, the material and cultural conditions, as well as the role of the reforms carried out by the Soviet leaders at the time - in this case, the 'Thaw' under Nikita Kruschev (1953-1964) and the 'Zastoya' under Leonid Brezhnev (1964-1982) – through an Eastern scenario that was undergoing transformations and still faced with the bipolarity of the Cold War. Prospecting the research seeks to focus, more specifically on the case of the Russian SFSR of Russia, through the study of the university rock scene in Moscow (during the 60s) and a look at the ‘underground’ rhythm scene in Leningrad (situated in the 70s), passing through events to the theme incidents and correlate – such as beatlemania, magnitofonnaia kul'tura, bigbit, VIA, tusovka and bard rock. For this approach, with relief, one uses the concepts of aesthetic disposition as found in Bourdieu (1982), subculture in Gordon (1940), agency in Thompson (1987), and culture in Williams (1969). As well as the initial material support found in the works of Thomas Cushman (1995) and Vladimir Marochkin (2011).
Endereço eletrônico:
Versão integral em pdf
Acervo 373534
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